Turiscar_Brilhante

Tipos de Trailer

Escrever sobre os tipos de trailer pra mim é relembrar os tempos de criança e adolescência, quando acampávamos no Parque Osório, em Tramandaí/RS.

Fui criado em campings e nunca tive outro tipo de férias. Aliás, acho realmente que não poderiam ter sido melhores.

Vamos para o que interessa, falar um pouco sobre estas maravilhosas casas sobre rodas.


Os trailers de turismo são divididos em 3 grandes grupos.

  • Trailers de um eixo;
  • Trailers de dois eixos;
  • Trailers quinta-roda

Todos trailers variam em acabamento e acessórios de acordo com a marca, além de, como alguns modelos são muito antigos, já passaram por reformas e adaptações e estão com alguma roupagem diferente das versões originais.

O mercado de trailers, por muito tempo,  foi composto por poucas marcas, abaixo algumas mais tradicionais:

  • Turiscar, de Novo Hamburgo e agora, re estilizada, de Gramado.
  • Karmann Ghia, de São Bernardo do Campo.
  • Motor trailer, de Pirassununga.

Hoje, o mercado de trailers reaqueceu, e novas fábricas surgiram, abaixo algumas das marcas que surgiram nos últimos anos:


Trailers de um eixo

São os mais comuns. Eles vão de uma cama e cozinha, como o Turiscar Baby, até o novo Turiscar 5.5, o  maior trailer de um eixo do Brasil, que contém duas camas de casal e muito conforto para até 4 pessoas.

Os modelos mais sofisticados possuem ar condicionado, fogão 4 bocas, banheiro com box separado, aquecedores à gás e assim vai. Estes modelos são mais populares pois podem ser rebocados com carros menores, com motores menores. Há gente que reboca trailers pequenos com automóveis 1.0, como Celta, Uno e Gol.

Vale sempre pesquisar o tipo de carro indicado para reboque pelo fabricante, pois o peso do carro vs. o peso do trailer é uma informação essencial.

Turiscar_Brilhante


Trailers de dois eixos

Estes trailers são muito espaçosos, pois podem medir até 8,20 metros de comprimento (no caso do Turiscar Imperial Residence).

A maioria destes possuem beliche, quarto do casal separado, banheiros com box, uma sala grande, com muitos espaços no sofá e camas para mais de 8 pessoas.

Por serem maiores, precisam de carros igualmente maiores, mais potentes e mais pesados para rebocar.

Na época em que os GM Opalas eram carros atuais, se via muitos destes modelos puxando trailers dois eixos pelas estradas do Brasil.

KC540

Muitas pessoas ainda viajam com estes trailers, mas são raros nas estradas.


Trailers Quinta Roda

Este tipo de trailer deve ser rebocado por uma caminhonete com caçamba, ou ainda, em alguns casos, por caminhões (cavalhinho). O modelo de engate em muito lembra os tradicionais de caminhões, mas este é invertido.

tipos de trailer

Estes são realmente mansões sobre rodas, pois possuem tamanhos de até 11 metros, no caso do Turiscar Monterrey.


Mais informações você pode encontrar nos links parceiros abaixo:

http://macamp.com.br/o_renascimento_da_fabricacao_de_trailers_no_brasil/