Palanca da marcha solta – sem desespero

> Parafuso varão da caixa

Este quando acontece é muito ruim.

O vivente vai desengatar uma marcha para colocar outra, porém, quando pega na palanca, ela fica solta.

9 em 10 vezes o problema é o varão que comunica a palanca de marchas com a caixa de câmbio que se solta.

E, quase sempre a culpa é do parafuso com cabeça quadrada e furada e com ponta afinada que caiu.

Aí vem a pegadinha: O parafuso não custa mais que R$ 3,00 mas se não se tem outro, o guincho custará 30 vezes o valor do parafuso.

Quando for se deparar com o parafuso, vai notar que ele não foi pensado para ficar ali por muito tempo, pois ele é colocado de cabeça para baixo.

Então ele tem 10 Newtons puxando ele para baixo, mais toda a baixa vibração do motor e das ruas do nosso maravilhoso país.

Aí que vem a dica: Coloque o marvado do parafuso e prenda ele com um pedaço de arame.

Lembre-se que ele tem de ser acoplado certo com o furo q tem no braço seletor da caixa para não ficar fora da linha de inclinação da alavanca.

Para facilitar, o parafuso já é furado, então é somente passar o arame.

Resultado: nunca mais se preocupe com isso.

Sempre bom verificar se as buchas de nylon estão boas para ter um melhor aproveitamento e qualidade na hora de trocar as marchas/ ou velocidades,

As vezes a alavanca fica loca por causa da falta de uma bucha q fica na frente do cachimbo q fica abaixo da alavanca e a bucha fica na frente onde engata no pino guia, que é fixado no assoalho.

Não é com tanta frequência que isso ocorre, mas ás vezes a causa é esta.

Esta série de posts está sendo desenvolvido com a ajuda do amigo Solon Erkmann, já conhecido dos Kombeiros do Sul e Sudeste do Brasil.