motor de arranque trancou

Motor de arranque Kombi trancado – Não desespere

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Quando alguma peça do sistema de arranque está desgastada e somente uma delas é trocada, ás vezes, o motor de arranque pode trancar.

Claro, isto não é “do nada”. Precisa a bateria estar fraca, para que uma “girada” mais lenta faça alguma engrenagem tranque todo o sistema.

Mas aí vem. O motor tranca, não vai para um lado nem pra outro.

De cara você pensa: Vamos girar o volante e ver se não trancou tudo. Não gira.

O leigo (como fiz no passado) tenta a todo pano tentar pegar a Kombi no tranco e nada.

Ai pensa: trancou o motor todo.

Mas aí vem a luz: Pode ser o tal do motor de arranque.

Gira o arranque e só aquele “TAC, TAC, TAC”.

A solução é um pouco ingrata de se fazer, mas borá lá!

É preciso retirar o motor de arranque fora, o que exige uma chave 17.

O melhor é sempre uma cachimbo. Mas com esforço uma 17 estrela dá jeito.

Os parafusos que ficam embaixo da Kombi são de fácil acesso. O que dá trabalho mesmo é o que fica atrás da capela do motor.

Exige um pouco de contorcionismo para acessar ele, mas é só retirar.

Depois do arranque fora, gire a partida com ele na sua mão. Ele vai destravar por completo.

Coloque novamente e pronto. Só ligar e tudo certo.

Esta série de posts está sendo desenvolvido com a ajuda do amigo Solon Erkmann, já conhecido dos Kombeiros do Sul e Sudeste do Brasil.