o que levar acampar

O que levar para um acampamento?

Vai acampar? O que levar?

Os campings são sempre ótimas opções de estadia, tanto pelo contato com a natureza como pelas tarifas mais atraentes que hotéis ou pousadas.

A estadia no camping exige alguns equipamentos (mínimos) para que o período seja desfrutado com maior conforto.

O acampamento sempre varia da necessidade de cada um. Tem gente que leva a barraca, colchão inflável e nada mais. Eu julgo, o mínimo básico para um acampamento de um casal: barraca, lona pequena, isopor, fogão, extensão, cadeiras e utensílios.

  • Barraca

A barraca é item essencial para o acampamento, muitos acampam somente com ela. Um post especial fala somente sobre elas. Por isso aqui vamos falar de todo o resto (e não é pouco).

barraca

  • Gazebo ou lona?

Lona

A vantagem da lona é a sua maleabilidade de formas. Ela pode ser armada de diferentes formas e em vários lugares. O uso de postes é muito comum em várias situações, porém onde temos fartura de árvores, seu uso não se faz necessário.

Se o uso da lona for para a montagem de uma tenda, o importante é que ela tenha ilhós (foto) nas extremidades. Pode-se improvisar, mas o melhor é contar com estes aliados que geralmente tem sua falta sentida em caso de vento, chuva ou ainda temporal.

Pode-se improvisar com alguma pedrinha enrolada na extremidade, formando uma bucha, onde se deve amarrar a corda.

Deve-se amarrar uma corda bem grossa (ver post de cordas para camping) entre duas árvores. Lembre-se que esta corda será o ponto mais alto de sua tenda de duas águas, como se fosse o pé direito. Neste momento, a entrada de sua barraca já estará definida. Vale lembrar que é muito importante que, em caso de pé direito muito alto, a fiação da iluminação deve ser fixada neste momento.

O Gazebo pode ser usado para dar proteção à barraca.
O Gazebo pode ser usado para dar proteção à barraca.

Depois de realizada a amarração, estenda a lona por cima desta corda. Esta é a hora de decidir o lado da entrada do seu acampamento. Depois de estendida, amarre um pedaço de corda ou elástico na lona e em alguma árvore, ou ainda, com o uso de espeques, no chão. Lembre de amarrar alguma sacola ou sinalização nestas cordas para evitar algum acidente durante a noite ou mesmo com crianças.

Com a tenda estendida e amarrada é hora de conferir os pontos de possível embolsamento de água. Problema constante em casos de chuva, o embolsamento causa danos na lona ou em casos extremos, a desmontagem do acampamento. Para isso, estique ou amarre mais cordas afim de esticar todos os pontos.

Feito isso, o principal, que é a área de convívio já está montada.

Gazebo

Para acampamentos menores, o gazebo facilita muito. Por ser um equipamento de rápida montagem, a única preocupação é amarrar bem ele para que não se exista o risco de embolsamento ou desmontagem por conta da força dos ventos.

Pode-se ainda usar o gazebo com uma pequena lona, de forma a proteger a barraca e assim ganhando mais espaço na área de convivência.

  • Acessórios

Artigos de cozinha

Aí o buraco é mais embaixo. Cada campista tem suas preferências. Se as refeições vão ser realizadas em restaurantes, aí os artigos de cozinha serão mínimos.

Mas se a ideia é “cozinhar em casa”, os utensílios de cozinha ganham importância. Vamos aí conhecer o camping e a sua estrutura. Muitos campings do Brasil e do mundo possuem estrutura de cozinha, churrasqueiras e alguns até geladeiras coletivas.

Em caso de não existirem dependências para cozinha, o bom é sempre levar um fogão. Descubra aqui os tipos de fogões que podem ser usados em acampamentos. Lembre-se de sempre lembrar que os acampamentos geralmente são abertos, aí uma proteção contra o vento pode salvar uma refeição.

Vale sempre se informar para decidir o que deverá ser levado. Mas fica a dica:

  • Panela para macarrão;
  • Uma panela pequena para molho ou arroz branco;
  • Uma frigideira
  • Uma leiteira (pode virar chaleira e até aquele copão pra caipira);
  • Pratos e talheres (prefira os pratos de plástico, estes são ótimos para camping);
  • Copos (Dê preferência para aqueles de plástico, pois eles vão bater muito na viagem);
  • Faca para carne;
  • Isopor ou frigobar (veja aqui um relato sobre qual escolher);
  • Cafeteira manual ou italiana.
Sempre encontramos boas churrasqueiras em inúmeros campings.
Sempre encontramos boas churrasqueiras em inúmeros campings.

Estes são grandes aliados na hora de cozinhar qualquer prato simples como arroz carreteiro, macarrão com carne moída, bife, etc. Confira aqui algumas receitas de camping.

Levar alguns espetos e\ou  uma grelha garante que o churrasco esteja sempre garantido.

Fogão

A escolha do fogão é um capítulo a parte. Existem vários tipos de fogões:

  • Duas bocas com ou sem forno. Estes usam o famoso botijão “liquinho”. Este modelo é o mais tradicional nos campings e pescarias, pois é aquele que tem o custo mais barato. Por não ocupar muito espaço, pode ser acomodado facilmente nas barracas.
  • Individual, com gás embutido: Este modelo é o mais indicado para aqueles que possuem pouco espaço.
  • Fogareiro no liquinho: esta opção é simples e ocupa pouco espaço.

Grelha

Parrillada Uruguaia em Punta del Este.
Parrillada Uruguaia em Punta del Este.

Para aqueles acampamentos em que temos churrasqueiras ou ainda, podemos fazer buracos no chão para fogueiras, a grelha é item indispensável.

Pode-se usar a grelha como apoio para chaleiras e panelas e principalmente: usar para assar aquela carne.

Os campings Uruguaios possuem geralmente estrutura com churrasqueiras próprias. Traga sua grelha e seja feliz!

Cadeiras

Esse item é o mais simples. Mas não menos importante. Depois de um dia de praia, de caminhada, de rafting (Três Coroas no Rio Grande do Sul tem camping ao lado das corredeiras do rio Paranhana, ótima pedida).

  • Cadeiras dobráveis

Se a sua pedida é praia, repense. Elas são muito boas e baratas, custam de R$ 25,00 a R$ 40,00, porém, se expostas à água salgada ou maresia, não duram mais de dois anos. As de alumínio são “eternas”, tendo atenção somente no pano.

  • Banquinhos dobráveis

Se não houver espaço para as cadeiras, leve eles. Mas lembre-se, nada de conforto.

Cordas

Item necessário para armar o acampamento, a escolha das cordas garante tranquilidade.

Rodando por muitos campings, sempre vejo de tudo: cordas grossas, cordas devidamente na medida, codas finas, cordas de varal, etc.

Sempre é bom entender o que será suportado por cada corda. A corda que sustentará a lona principal deve ser bem grossa, mas a corda que irá amarrar a lâmpada não precisa ser tão resistente.

O mais indicado mesmo é levar corda a mais. Nunca se sabe se alguma vai arrebentar ou ainda, não existem pontos de ancoragem perto. Alguns campings possuem poucas árvores, fazendo com que algumas cordas necessitem ser maiores.

Aqueles rolos de cordas de poliéster são na minha opinião o maior amigo do campista. Ele nunca estará em apuros com aquelas cordas sobrando.

Isopor, frigobar ou sacola térmica

Para muitos campistas, o frigobar é indispensável, porém, por anos eu acampei somente com um isopor.

A vantagem do frigobar é indescritível. Imagine uma geladeira pequena em seu acampamento.

O grande problema do isopor é a necessidade de colocar gelo novo todo dia. A decisão depende de campista para campista, mas eu sou fã de carterinha do isopor para acampamentos de até uma semana.

Eletricidade

Sempre é importante lembrar que todas as conexões e emendas devem estar devidamente protegidos contra chuva e vento. Uma forma muito simples e barata é enrolar as conexões com sacolas plásticas e passar fita adesiva na volta, isto previne curto circuítos.

Prefira as lâmpadas frias (fluorecentes de soquete ou bastão) por conta da segurança. Estas lâmpadas, se por algum motivo entrarem em contato com as lonas ou barracas, não causarão incêndio.

Extensão: item sempre de segurança duvidosa, é sempre essencial em acampamentos. Lembre-se de não sobrecarregar as redes com muitos utensílios ligados na mesma tomada.

Wild Camping

Para aqueles que preferem acampar em locais com menor estrutura, é imprescindível levar alguns acessórios como fogão, isopor e utensílios de cozinha.

O que levar em acampamentos com alguma ou nenhuma estrutura depende muito de como se vai ao local.

  • De carro: leve o que der e aproveite sua estadia.
  • De moto: espaço limitado, prefira alimentos não perecíveis e se couber, leve uma bolsa térmica.
  • De ônibus: leve o mínimo para um período proveitoso. Os fogões com cartuchos descartáveis podem ser uma ótima opção. O macarrão é o prato da vez, pois não exige acondicionamento refrigerado dos ingredientes.
  • De bicicleta: aí o bicho pega. Limite-se ao mais leve. Neste caso, as opções de fogareiros  com combustíveis líquidos (que são transformados em gás pelo fogareiro) são as melhores opções, pois o peso é bastante reduzido.

Para ficar melhor

  • Mesa dobrável

Essa sim quebra “o galho”. Para casais, a tampa do isopor pode ser suficiente, mas para não parecer tão “acampamento enjambrado”, a mesa é uma ótima pedida.