manutenção trailer

Manutenção de rolamentos em trailers

A manutenção do seu trailer deve ser tão boa quando a do seu carro.

Geralmente, eles não rodam com tanta frequência, e por isso, precisam de atenção especial.

Escrevo este post em complemento ao do Marcos, que muito me ajudou.

Meu trailer estava há uns 5 anos parado, então essa manutenção era mais que necessária.

O que eu notei tentando regular e revisando os rolamentos e sistema de freios do meu KC 540 1989:

Rolamentos: Diz o Marcos, e deve ser verdade kkkkk que os rolamentos dos Karmann Caravan são especiais e de máquina.

E não de Kombi como a maioria comenta.

Eu não fui atrás para ver isso, mas com essa informação, decidi abrir as rodas e somente conferir a graxa deles.

Inicie a manutenção do seu trailer por baixo.

O indicado pelo fabricante é a graxa de lítio.

Siga sempre as indicações do fabricante quando a manutenção do seu trailer.

Abrir a roda não é tarefa difícil:

  1. Retire a roda/pneu
  2. Com um martelo, retire o cubo
  3. Retire o arame, prego, etc que trava a porca
  4. Com uma cachimbo 23 retire a porca, que diga-se de passagem, não deve ser apertada muito, somente encostada na chave.
  5. Agora a “panela” já está solta e você pode retirar.OBSERVAÇÃO MAIS QUE IMPORTANTE PARA PRINCIPIANTES (LEIA-SE: EU).Coloque uma lona, jornal ou o chão deverá estar extremamente limpo, por que? Por que os rolamentos estão engraxados, você nunca fez isso e eles podem simplesmente caírem.

    Os meus caíram na areia. Aí já viu, muito querosene e sol para limpar e secar.

    Tenha sempre muita atenção ao realizar a manutenção do seu trailer.

  6. Retire a panela e cheque a graxa atual.
  7. Lambuze um pouco mais e tudo certo.
  8. Se vir alguma ferrugem no tambor, aproveite e já dê uma lixadinha.

Findado isso, você concluiu a parte das rodas, agora vem a parte mais chatinha.

Regular o varão do freio de mão, mas isso é assunto para outro post.

Logo teremos algumas fotos, pois a que botei foi de um churrasco kkkkkk

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