eco camping

Eco Camping – Campismo Ecológico

A preocupação com a natureza tem despertado nas pessoas o desejo de poder cuidá-la melhor, de maneira sustentável e ecológica. Surge aí o Eco camping.

A fim de garantir aos clientes um ambiente confortável e ao mesmo tempo, sustentável e ecológico, os “eco campings” investem em técnicas de construção, plantação e permacultura

Tudo isso em prol do objetivo comum de todos que por lá optam em acampar: estar em um ambiente que respeita a natureza.

Saber que o local onde você dorme e se alimenta não está agredindo a natureza, faz com que você sinta que está colaborando de alguma forma para que seus filhos e netos possam desfrutar das belezas que a natureza pode oferecer.

Logo,  evitar o desperdício e utilizar o potencial que a terra oferece, são princípios do Campismo Ecológico.

Nesse tipo de camping, você terá acesso à produtos orgânicos e caseiros.

Os produtos orgânicos geralmente são mais caros em supermercados ou mesmo lojas especializadas, pois a forma como são produzidos é muito mais complexa do que aquela que utiliza agrotóxicos e conservantes.

Por outro lado, o consumo desses alimentos garante um alimento mais saudável e com menos possibilidades de provocar doenças ou ainda, sintomas indesejáveis aos seus consumidores.

eco camping

A jardinagem e construção ecológica também faz parte desse tipo de acampamento.

Construção ecológica

Segundo o site “https://www.infoescola.com/ecologia/construcao-ecologica/“, “A construção sustentável visa a redução do impacto ambiental da construção através da utilização de técnicas, materiais e tecnologias menos agressivas antes, durante e depois da obra, que garantam a sustentabilidade do empreendimento através do uso de materiais duráveis, reuso de água e formas alternativas de energia”.

Já a construção ecológica, embora tenha o mesmo objetivo da anterior, possui uma estratégia diferente através da utilização de materiais disponíveis no próprio local da construção.

Isso tudo, defendendo a integração da construção com a paisagem, de forma a causar o menor impacto visual possível. Essa é a ideia do eco camping.

A arquitetura ecológica tem como objetivo principal a utilização de materiais disponíveis no próprio local de construção confeccionados de maneira artesanal ou semi-artesanal e que usam, na maioria das vezes, materiais renováveis como palha e fibras vegetais.

A terra, muito usada neste tipo de construção, não é renovável, porém pode ser reutilizada inúmeras vezes.

Um exemplo são os esquimós que usam o gelo, os índios que usam a terra, e vários outros exemplos de povos tradicionais que dispunham apenas de recursos locais.

É quase que uma conseqüência que essas construções mantenham uma integração com o ambiente local, interferindo minimamente na paisagem.

Claro que ninguém terá de morar em um iglu.

Alguns exemplos de construções modernas que seguem o conceito de construção ecológica podem ser vistas na Alemanha, EUA e México por exemplo.

Eco camping no Brasil

Aqui no Brasil, a prática do eco camping ainda é pouco difundida e sofre um certo preconceito embora tenha sido largamente empregada em cidades históricas que tem várias casas feitas de adobe.

Além disso, poderá ter contato com a permacultura (é uma cultura que engloba métodos holísticos para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades)), ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

eco camping

Geralmente as acomodações dos eco campings  são bangalôs ou casas ecológicas, demonstrando o compromisso com a natureza de forma sustentável.

eco camping

Para a família que deseja conhecer esse tipo de camping, é uma excelente oportunidade para os filhos poderem colher seus próprios legumes ou frutas, propiciando o contato direto com a natureza.

Equipe Vida de Campista

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *